5 dicas para melhorar a qualidade do sono

Quando se aproxima do momento de ir para a cama, é fundamental evitar o uso de celulares, computadores e televisão, pois esses dispositivos comprometem a qualidade do sono.

Dormir bem é um dos hábitos saudáveis mais importantes para permanecer com disposição para encarar os desafios diários com ótimo desempenho. Contudo, é preciso adotar medidas para ter uma noite tranquila e bem dormida, garantindo que o corpo tenha condições ideais para se recompor.


Veja dicas relevantes para alcançar esse objetivo:

  1. Evite o uso de eletrônicos antes de dormir
  2. Quando se aproxima do momento de ir para a cama, é fundamental evitar o uso de celulares, computadores e televisão, pois esses dispositivos comprometem a qualidade do sono.

  3. Evite o consumo de cafeína ou álcool
  4. As bebidas alcoólicas ou que contém cafeína são estimulantes e impedem que o organismo relaxe para dormir. Sendo assim, evite o consumo dessas substâncias horas antes de dormir, pois afetam a qualidade do sono.

  5. Elimine as luzes intensas
  6. O ambiente em que você dorme também é decisivo para a qualidade do seu sono, ou seja, é essencial que o quarto seja confortável, aconchegante e livre de luzes intensas para evitar que algum desconforto prejudique a sua noite.

  7. Pratique atividades físicas
  8. As atividades físicas proporcionam diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente, dentre elas, a capacidade de melhorar a qualidade do sono. Sendo assim, procure fazer exercícios físicos frequentemente pelo menos 4 horas antes do horário que costuma dormir.

  9. Crie uma rotina do sono
  10. Criar uma rotina do sono, isso é, definir o melhor horário e estratégias para dormir é uma atitude importante para ajudar a regular o ciclo do sono. Assim, o corpo vai se acostumar com os horários e você terá facilidade para dormir.

Compartilhar:

Últimas Postagens

Higiene do Sono

É tudo aquilo que fazemos quando nos preparamos para dormir A pessoa que antes de dormir escova os dentes, vai ao banheiro, toma um copo de água, confere se portas e janelas estão fechadas, está exercendo o seu ritual…

Como o sono afeta o sistema imunológico?

Sono e imunidade andam lado a lado. Até mais do que se pode imaginar. Enquanto se dorme, o sono age sobre a função regulatório da resposta imunológica tanto inata quanto adaptativa, além de modular a ativação de células…